O que avaliar na hora de contratar um serviço de marketing?

4/12/2018

 

Muitas são as opções, mas seguramente começamos por aquela que você não deve escolher: os pacotes de serviços prontos. Infelizmente, para tristeza de todo publicitário consciente de sua missão como profissional, esse serviço se espalhou pelo mercado, vendendo conteúdos, sites e design sem a menor personificação com a marca. Você paga por uma quantidade de posts ou textos para blog e recebe conteúdos produzidos por alguém que não conhece sua empresa nem a essência do seu negócio. O investimento é geralmente baixo, assim como provavelmente será o resultado.

 

Dentre as opções válidas a nível de resultados, serviços de consultoria concorrem com serviços de agência de publicidade, algumas com diferenciação de serviços de inbound marketing (ou marketing de automação). E aí tudo vai depender do seu objetivo.

Se o objetivo de comunicação da sua empresa é a busca ativa de clientes, o serviço de inbound marketing certamente virá ao encontro da sua necessidade. Neste formato, seu site serve como ferramenta de captura de novos clientes e uma estratégia bem elaborada de conteúdos garantirá bons resultados em seu funil de marketing.

 

Porém, essa estratégia não é adequada para todos os tipos de serviços ou produtos, apenas para aqueles nos quais a jornada de compra do consumidor não tem fechamento mediato. Por exemplo, se seu cliente compra detergentes decidindo pelo preço na gôndola do supermercado, por melhor que seja o conteúdo do site, ele não terá relevância suficiente para modificar a opinião do consumidor sobre essa compra. Agora, se seu produto for um detergente industrial, por exemplo, escolhido por rendimento e riscos de contaminação, trabalhar conteúdos que gerem credibilidade à marca terá influência junto à análise de compra do cliente final.

 

Consultorias de marketing e comunicação geralmente fazem bons diagnósticos de marca e soluções em nível de canais e ferramentas, mas normalmente não implementam os serviços. Outra opção é a contratação de um único profissional, o que traz benefícios a níveis financeiros, mas geralmente acarreta prejuízo de comunicação em alguma esfera (um designer não produz conteúdos tão bem quanto um especialista na área, ou provavelmente não domina estratégias de Google ADS, funis, etc. Ninguém faz tudo tão bem quanto um time inteiro preparado), então seu resultado será menor ou menos eficiente do que contratar um time de especialistas, como uma agência de marketing ou publicidade. 

 

Lembre-se de que resultados em comunicação provêm de frequência, relevância e conteúdo, ou seja, começam a gerar resultados no médio prazo. E esta relevância é para o cliente, não para sua marca! Seja qual for o formato escolhido, o conhecimento de sua marca e das inúmeras variáveis que envolvem o cenário de seu negócio são fundamentais para que a comunicação apresente resultados. Integrar agência ou consultoria a colaboradores com bom conhecimento de seu negócio é imprescindível para qualquer estratégia de marca.

 

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