Como o endomarketing gera resultados para minha empresa?

 

Se sua empresa tem 2, 20, 200 ou mais colaboradores, é possível afirmar que motivação é um fator chave de sucesso para o seu negócio. Pessoas motivadas produzem mais, melhor e em menos tempo, e o resultado financeiro disso não pode ser diferente de ótimo.

 

Resumidamente, o endomarketing é uma das principais ferramentas de comunicação para trabalhar motivação. Para que o colaborador trabalhe pela empresa, ele precisa sentir-se engajado aos objetivos do negócio, sua função precisa “fazer sentido” para ele. Todos nos sentimos mais confortáveis quando defendemos causas ou verdades que sejam semelhantes aos nossos valores, as “nossas verdades”.

 

As empresas investem tempo e dinheiro em planejamentos estratégicos, de branding, custos com publicidade, mas esquecem de “encantar” seu cliente interno. Parabenizar seu colaborador no dia do aniversário dele é bom, mas observar nas conversas de cozinha os assuntos mais comentados pela sua equipe pode gerar excelentes insights, com resultados muito melhores.

 

Se seu time é predominante feminino e jovem, que tal pensar em uma atividade de empoderamento feminino? A temática é super atual, e tem total sintonia com trabalho em equipe. Não precisa ser algo ligado a atividade fim da empresa, porque, se suas meninas aprenderem a trabalhar melhor em equipe sua empresa certamente sairá ganhando. O que precisa, necessariamente, é ser algo que tenha a ver com elas, que as identifique. O mesmo vale para um time predominantemente masculino. Já pensou em montar uma confraria com temáticas que interessem ao grupo?  Ou patrocinar ingressos ou campeonatos de algum esporte?

 

Assuntos comuns a todos, como “comer melhor”, podem render boas aulas, com investimentos financeiros pequenos (neste caso a hora/aula do profissional). Quando seu colaborador se sente cuidado sua empresa tem ganhos motivacionais também. Comunicar políticas de benefícios e programas de desenvolvimento terão melhor resultado se o colaborador vivenciar o objetivo proposto pela empresa. Que tal propor uma oficina de integração entre a equipe quando falar de desenvolvimento de pessoas? Ou oferecer um teste vocacional quando comunicar programas que incentivem a formação acadêmica?

Espaços de comunicação institucional da empresa também são importantes para engajamento com a marca e compartilhamento de informações. Que tal um mural expondo a newsletter mensal, com dicas para melhoria do ambiente de trabalho? Não esqueça de deixar um painel para que seu colaborador possa ter um espaço para compartilhar suas ideias também.

 

Pessoas que trabalham em times confiam mais umas nas outras, o que diminui consideravelmente aspectos negativos, como fofocas no ambiente de trabalho. É importante que sejamos felizes no ambiente onde passamos a maior parte do nosso dia.

 

 

 

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